quarta-feira, 20 de abril de 2011

Para a ciência não existe outro método de combate ao colesterol do que mudar a alimentação

São três tipos de colesterol, LDL, VLDL e HDL
Quem já não ouviu alguns métodos naturais com promessas de acabar com doença? É comum, não só no Brasil, mas em outros países ouvir um popular dizendo que ingeriu alguns produtos e que eles acabaram com as suas dores. Uma delas é a ingestão de berinjela com laranja, por exemplo, que acaba com o colesterol. Para isso que existe a ciência, segundo pesquisadores não há qualquer base científica que comprove eficácia do produto.

No caso do colesterol, é preciso mudar hábitos alimentares, adotar uma dieta sem gordura, fritura, queijos, carne vermelha e optar por alimentos como, verduras e carnes brancas, não se esquecendo de praticar atividade física.

São três tipos de colesterol que podem comprometer o bom funcionamento do corpo, entre deles é LDL e o VLDL, considerados colesterol ruins, pois carregam as gorduras para dentro das artérias, entupindo-as. Já o HDL é bom colesterol, que carrega as gorduras para o fígado, de onde elas são metabolizadas e eliminadas pelo intestino.

Em casos de nível de LDL acima de 130mg/dl e os de VLDL acima de 40mg/dl, é possível que o paciente tenha um risco maior de contrair doenças cardíacas. As causas para o aumento de colesterol são formadas por vários fatores, entre eles a obesidade, ausência de exercícios, tabagismo, problemas nos rins, hereditariedade e diabetes mal controlada.

Opte por uma alimentação equilibrada, faça exercícios e visite o médico regularmente, assim você pode prolongar a sua vida, diminuir a ingestão de medicamentos e adotar melhor qualidade de vida.

Fonte: www.nutricaohoje.com.br 16/02/2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.