sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dicas para montar uma horta com a Profª Leila Samadar

Cultivo de hortaliças em apartamentos

            Vivendo em apartamentos nas grandes cidades, o homem perdeu o contato com a terra, deixou de participar de todas as etapas que levam os alimentos até seu prato.
Quem gosta de cultivar a terra ou quer descobrir esse prazer, mesmo que não tenha um sítio ou um quintal como os de antigamente, pode desfrutar de uma pequena produção própria de hortaliças sempre fresquinhas e muito mais nutritivas.
Qualquer lugar que tenha luz do sol por pelo menos 4 horas diárias, pode ser utilizado para se colocar um recipiente, que pode ser um balde velho, um vaso de cerâmica, uma garrafa pet, ou caixas de madeira, onde pode-se cultivar as verduras e os legumes.
Quem provou sabe: qualquer alimento plantado com as próprias mãos tem um sabor especial!
Escolha do recipiente
Para o plantio, pode-se utilizar qualquer material resistente a umidade (exceto latas metálicas que enferrujam), como vasos de cerâmica, pneus cortados, jardineiras, etc.
Quanto à profundidade da peça vai depender do tipo de vegetal a ser plantado.

CÁLCULO DE PROFUNDIDADE
Raso: no mínimo 15 cm
Médio: no máximo 25 cm
Fundo: no mínimo 30 cm
Alface
Beterraba
Almeirão
Alho, Rabanete
Cebola
Cenoura, Tomate, Vagem
Coentro
Espinafre
Chuchu
Rúcula
Pepino
Couve-flor
Salsa
Nabo redondo
Pimentão

Drenagem e o tipo de solo
Todos os recipientes devem ter pequenos furos nos fundos e uma pequena camada de cascalho, pedra britada ou cacos de vasos de cerâmica ou “bolinhas” de argila expandida no fundo do vaso para o escoamento da água.
A terra utilizada pode ser a de jardim, misturada com terra vegetal ( terra preta), em partes iguais.
Escolha do local.
Deve ser colocado em local arejado e que tenha luz solar direta.
Regas

Regar quando notar que a terra começa a secar evite o excesso de água. Mantenha o solo sempre úmido.


Exemplos de recipientes:

Acompanhe outras dicas nas próximas semanas e bom plantio.

Profª e Bióloga Leila Samadar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.