quinta-feira, 31 de março de 2011

Dormir pouco faz comer mais

THE NEW YORK TIMES  31/03/2011

Pessoas de peso normal comem mais quando dormem menos, constatou um pequeno estudo feito por pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
A pesquisa descobriu que os adultos privados de sono comeram quase 300 calorias a mais por dia, em média, do que aqueles que dormiram o suficiente. E pior: o excesso de calorias em sua maioria, veio de fontes ricas em gordura saturada – o que pode causar problemas para a cintura e para o coração.
A dieta das mulheres pareceu ser mais afetada pela falta de sono. As insones comeram uma média de 329 calorias a mais por dia em relação as que dormiram o suficiente, enquanto os homens comeram 263 calorias em média.
Os pesquisadores chegaram às suas conclusões depois de acompanhar 13 homens e 13 mulheres com peso normal. Eles monitoraram os hábitos alimentares dos participantes, que passaram seis dias dormindo quatro horas por noite e em seguida, seis dias dormindo nove horas por noite (ou o inverso).
“Se mantidas, as escolhas alimentares feitas por pessoas deprivadas de sono poderiam predispô-las à obesidade e ao aumento do risco de doença cardiovascular”, escreveram os pesquisadores.

Fonte: www.correiodoestado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.