quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como resistir aos chocolates na Páscoa?

A Páscoa está chegando e como resistir a tanto chocolate?
O chocolate libera endorfina e serotonina no organismo, hormônios que causam sensação de bem estar; só por isso já valeria a pena consumí-lo, além disso, alguns ainda trazem o benefício dos flavonóides, substância antioxidante que age como protetor cardiovascular. Mas cuidado, apesar de delicioso  o chocolate deve ser consumido com moderação pelas altas concentrações de gordura e açúcar.
Então, você sabe a diferença entre os tipos de chocolates?
 Chocolate ao leite: Possui gordura hidrogenada em sua composição e  massa de cacau. Observe a composição na lista de ingredientes, pois o primeiro que aparece é o de maior concentração na receita, determinando a sua qualidade, quanto mais massa de cacau, melhor é a qualidade do chocolate. 
Todo chocolate tem suas calorias aumentadas quando adicionados de nozes, castanhas, e outros recheios.
Chocolate amargo: A semente do cacau contém os flavonóides e quantidades realmente significativas desse antioxidante só aparecem nos chocolates amargos, com mais de 70% de cacau. Para receber os benefícios você deve consumir mais ou menos 2 quadradinhos do chocolate. Não abuse!!
Chocolate branco: O chocolate branco é produzido a partir da manteiga do cacau, por isso, não possui antioxidantes ou benefícios à saúde, além de ser o mais calórico entre todos os tipos de chocolate.
Chocolate diet: Os chocolates diets são indicados para aqueles que não podem consumir açúcar como o diabético. Porém, algumas pessoas trocam o chocolate normal por diet para reduzir as calorias consumidas. Mas, o preparo do chocolate diet requer algumas substituições para manter a textura e sabor do chocolate, como substiruir açúcar por adoçante e aumentar a quantidade de gordura do produto. Portanto, cuidado pois, o chocolate diet pode ter até mais calorias do que o chocolate normal, dependendo de sua composição.
O importante é observar o rótulo e controlar a quantidade consumida.  
Então, escolha o chocolate de sua preferência e Boa Páscoa!

Guadalupe M. R. Sauda
Nutricionsita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.