sábado, 26 de março de 2011

Reportagem do Jornal Hoje : "Tortas em miniaturas viram mania"


Ontem o Jornal Hoje mostrou uma reportagem sobre as miniaturas de tortas que estão virando mania. Esta reportagem me lembrou os "Finger food"(pequenas porções de alimentos servidas individualmente para comer com as mãos sem o uso de talheres) também mania a algum tempo nas festas mais requintadas, e discutida nas aulas de GSEAN (Gestão dos serviços especiais de alimentação e nutrição) no 3º módulo.
A expressão "Finger food" tornou-se conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos para não borrar o batom.
 Mas não pense que isso possa parecer com aqueles salgadinhos de festas que conhecemos a muito tempo. Esqueçam, "Finger food" são requintados, artesanais e podem te surpreender pois são servidos de mini taças com saladas à bobó de camarão servidos em mini abóboras.
Sem esquecer dos utensílios usados para servir os alimentos, um diferencial à parte.
Finger food é fácil de servir mas de preparação trabalhosa, pode ser oferecido uma grande variedade de preparações em uma mesma festa, mas cuidado para não provar de tudo e exagerar nas calorias. Facilita a quantificação das porções e o cálculo das preparações, mas pode haver desperdício na hora do porcionamento, pois se as preparações não forem feitas individualmente em formas próprias, na hora do porcionamento poderá haver grande perda de produto e aumentar o preço final da obra de arte. De qualquer maneira o visual é lindo e muito estimulante.

Mas, voltando a reportagem, ela mostra que algumas casas de café já estão oferecendo mini tortas para serem consumidas em "apenas uma mordida" são lindas, pequenas, mas podem ser perigosas se decidirmos provar uma de cada tipo. O bom, é que desse jeito não vamos precisar esperar até a próxima festa para comer uma dessas delícias!
 
Então, quer aprender a fazer uma dessas tortinhas? Assista a reportagem do Jornal Hoje clicando no link abaixo e bom apetite!

http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/tortas-em-miniatura-viram-mania/1469158/

Guadalupe M. R. Sauda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.