quarta-feira, 30 de março de 2011

Aula no 3º módulo: Meca Santista

No último dia 22  o 3º módulo noturno participou de uma aula de gastronomia sobre o prato típico de Santos.
Muita gente nem sabe, mas uma pesquisa realizada no verão de 2004 apontou o Meca como um dos peixes preferidos por turistas e moradores de Santos, a Prefeitura, em parceira com Curso de Gastronomia da Universidade Católica de Santos e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista, criaram o "Meca Santista" e o definiram como Prato Típico da cidade.

Criado pelo professor Rodrigo Anunciato Alvarez, o prato é composto por filé de Meca grelhado, risoto de palmito-pupunha e farofa de banana.

Assim, convidamos uma Chef de Cozinha e aluna do 1º módulo de nutrição Cinthia,  para  preparar o prato juntamente com os alunos do 3º módulo e a profª Maristela Simeão de Páchoa. A Chef, que gentilmente aceitou o convite, deu o seu toque de criatividade no prato e a aula foi um sucesso. 

Obrigada Cithia e Maristela, agradecemos a colaboração de todos!


Vejam as fotos:
   
Na foto acima toda a turma , a Profª Maristela(no centro) e,
ao lado, a Gastronoma Cinthia (de uniforme característico).

Gostou? Quer a receita? Então entre no site da Prefeitura de Santos ou procure os restaurantes que tem o selo “ Aqui tem meca santista” e bom apetite!
Guadalupe M. R. Sauda
Profª e Coordenadora de área

2 comentários:

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.