sexta-feira, 22 de março de 2013

SHAKES: ELES REALMENTE SUBSTITUEM UMA REFEIÇÃO?

SHAKES: ELES REALMENTE SUBSTITUEM UMA REFEIÇÃO?
CENTRO PAULA SOUZA, ETEC DONA ESCOLASTICA ROSA, CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA.
RAMOS, Cristiane Aparecida da Silva [1]; RUSSO, Agata Cristina[1]; GONZAGA Beatriz Ocana de Almeida [1]; ANDRADE Verônica da Silva [1]; DIAS Katia A de Castro [2]; ALTENBURG, Helena [3].
[1] Concluintes do Curso Técnico em Nutrição e Dietética; [2] Nutricionista, Pós graduada e Professora do Centro Paula Souza. [3] Nutricionista, Mestre e Professora do Centro Paula Souza.
RESUMO.
OBJETIVO: Confrontar as informações nutricionais da rotulagem dos cinco Shakes mais vendidos no Brasil, verificando se estes estão na conformidade da Legislação e se realmente podem ser intitulados como substituidores alimentares. MATERIAIS E MÉTODOS: Para coleta de dados foi elaborado um questionário com perguntas fechadas, sendo o alvo o público adulto. Utilizando consulta nas Portarias da ANVISA foi feito um comparativo dos rótulos dos cinco Shakes mais vendidos com finalidade de verificar se realmente os padrões exigidos nas recomendações diárias de uma refeição alimentar enquadram-se nas informações nutricionais dos mesmos. Também foi elaborado um comparativo de valores entre os Shakes e um cardápio com uma alimentação completa. RESULTADOS: Participaram das pesquisas 115 entrevistados, dentre estes 25% (n=29) eram homens e 75% (n=87) mulheres. Os dados indicaram que as mulheres são as maiores consumidoras dos Shakes que visam reduzir o peso corporal de forma rápida, substituindo o Jantar, porém as mesmas relataram não ficarem satisfeitas com os resultados obtidos e que não indicariam o produto. Ambos não costumam fazer acompanhamento com especialistas para o consumo dos Shakes e relataram que o conhecimento do produto foi obtido na maioria das vezes por parentes ou amigos. CONCLUSÃO: Os dados pesquisados indicaram que os Shakes apresentam seus nutrientes em quantidades irregulares não proporcionais a uma alimentação saudável e completa como orienta o Guia Alimentar Brasileiro, e mesmo estando regulamentados perante a ANVISA, estes não deveriam obter em sua rotulagem a indicação de Substituidores de Refeições e sim de Complemento Alimentar. O valor gasto no consumo dos Shakes foram superiores ao de uma refeição completa.

PALAVRAS CHAVE: alimentação recomendada, informações nutricionais, substituidores alimentares, Shakes.
INTRODUÇÃO: Entende-se por qualidade de vida aquilo que é bom, desejável, saudável e compensador nas áreas pessoal, social, efetiva e profissional. Para que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida, torna-se necessária à integração de todas as áreas, considerando-se a alimentação saudável uma condição essencial para a promoção da saúde. A promoção de hábitos e práticas alimentares tem início na infância, com o aleitamento materno e, no decorrer da vida, consolida-se em busca de uma qualidade de vida saudável. Essa evolução do consumo dietético nem sempre ocorre de forma homogênea, gerando uma série de consequências para o estado nutricional das populações, sem que esse conhecimento do comportamento alimentar esteja sendo utilizado como indicador preditivo do risco de doenças nutricionais específicas. Os alimentos devem ser consumidos de preferência em suas formas naturais, com qualidade e quantidade, suficientes ao hábito alimentar, preparados de forma a conservar os valores nutritivos, os aspectos sensoriais e seguros sob o ponto de vista higiênico-sanitário (PHILIPPI, 2008).
                As recomendações nutricionais são instrumentos importantes para o planejamento, prescrição e avaliação de dietas. São baseadas em várias evidências científicas como estudos populacionais de consumo, observações epidemiológicas, avaliações bioquímicas de restrição e saturação de nutrientes, e têm sido amplamente estudadas ao longo dos anos. Em 2005/2006 foi apresentado pelo Ministério da Saúde o Guia Alimentar para a População Brasileira. Esse documento contém as primeiras diretrizes oficiais para a população acerca dos hábitos alimentares saudáveis e está inserida nas preocupações que têm inspirado as ações do governo, tanto na necessária política de segurança alimentar e nutricional, como na prevenção de agravos à saúde advinda de uma alimentação insuficiente ou inadequada. Os guias alimentares são representados por grupos de alimentos baseados principalmente na relação existente entre os alimentos e a saúde dos indivíduos, são as diretrizes formuladas em políticas de alimentação e nutrição, visando promover a saúde e um melhor estado nutricional das populações de cada país. (PHILIPPI, 2008).
A obesidade consiste no depósito excessivo de gordura no tecido adiposo, o qual indica que a porcentagem de peso corporal relativo ao tecido adiposo é maior que em condições normais. Trata-se de um processo generalizado, embora certas partes do corpo possam ser afetadas mais intensamente. A obesidade constitui um estado de má nutrição, em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar (Solá 1988). Segundo pesquisas, a obesidade foi enquadrada como epidemia mundial. No Brasil, estudos mostram que mais de 40% da população adulta já se enquadram em classificação de sobrepeso e segundo pesquisas do IBGE (2008-2009) a obesidade já atinge 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres em idade adulta (AMARAL et al, 2012)
Os Shakes são legislados pela Portaria ANVISA no 30/98, que os caracterizam como alimentos para controle de peso, que se classificam e Alimentos para Redução ou Manutenção de Peso por Substituição Parcial das Refeições ou para Ganho de Peso por acréscimo às Refeições. A energia fornecida pelo alimento não deve ser inferior a 200 kcal (840 KJ) nem exceder a 400 kcal (1680 KJ) por porção pronta para o consumo. As proteínas presentes devem fornecer no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético total desses alimentos. A ingestão total diária de proteínas não deve exceder a 125g. (AMARAL et al, 2012).
            Durante uma avaliação realizada pela Proteste, Shakes comumente usados como substitutos das refeições foram reprovados devido ao seu desequilíbrio nutricional. As marcas avaliadas foram: Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura. O valor energético dos produtos já misturados com leite ficou entre 190 kcal a 230 kcal, o que é, segundo profissionais, muito baixo especialmente para quem deseja emagrecer, e forneceram, em média, 32% de proteína, mas, para a o Guia Alimentar Brasileiro, o ideal é que as proteínas não ultrapassassem 10% a 15% (PROTESTE, 2010)
Segundo o site de vendas da FARMACLUB DROGARIAS LTDA acessado em 2012, vários produtos são anunciados como alimento saudável e balanceado que auxilia na redução de peso por substituição parcial das refeições. Afirma que as fórmulas contém todos os nutrientes que uma alimentação completa deve ter, porém com baixo valor calórico. Os diversos Shakes estão anunciados como alimentos que podem substituir até 2 refeições diárias.

OBJETIVO: Confrontar as informações nutricionais da rotulagem dos cinco Shakes mais vendidos no Brasil, verificando se estes estão na conformidade da Legislação e se realmente podem ser intitulados como substituidores alimentares.

MATERIAIS E MÉTODO. Para coleta de dados foi elaborado um questionário com 13 perguntas fechadas, sendo que as 3 primeiras questões abordam o gênero, a idade, escolaridade, poder aquisitivo. As questões em sequencia abordam o consumo ou não do Shake, o tipo, o motivo para utilização, quem indicou o produto, se faz acompanhamento com profissional, resultado obtido, frequência e horário da utilização, opinião sobre o produto e finalmente o custo desta utilização. Os candidatos a participantes foram abordados e as pesquisadoras leram um termo de consentimento livre e esclarecido, um item ético importante em pesquisas com seres humanos, onde constava que a identidade do candidato seria mantida em sigilo e os dados gerados seriam utilizados com finalidade acadêmica. Foram abordados em academias e na ETEC Dona Escolástica Rosa. Após o consentimento, os participantes responderam conforme a sequencia do questionário.A tabulação com os dados recolhidos comparou qual a quantidade de pessoas que utilizam os Shakes, gênero, faixa etária, o porquê da utilização e para qual finalidade o produto foi consumido, qual o nível sócio econômico que mais consomem e se foi obtido o resultado desejado conforme propaganda do produto.
Na segunda etapa, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde se consultou a Resolução ANVISA RDC nº 360, Portaria ANVISA 29/98, Portaria ANVISA nº 30/98, Resolução - RDC nº 39/2001. Os Shakes são legislados pela Portaria ANVISA 30/98, que os caracterizam como alimentos para controle de peso, e se classificam em Alimentos para Redução ou Manutenção de Peso por Sustituição Parcial das Refeições ou para Ganho de Peso por acréscimo às Refeições. Foram analisados os rótulos de 5 marcas diferentes citadas e classificados como os mais vendidos no Brasil nos artigos da revista Proteste nº 42, nov-2005 pag. 08-13 e a nº88, fev-2010, pag. 08-11, sendo a marca A o Shake Bio Slim, marca B o Shake Diet Shake, marca C o Shake Diet Way, marca D o Shake Herbalife e marca E o Shake In natura. Foi feito o comparativo dos seguintes elementos nutricionais: Valor energético, Proteínas, Carboidratos, Gorduras Totais, Gorduras saturadas, Gorduras trans e Sódio contido nos mesmos, com finalidade de verificar se realmente os padrões exigidos nas recomendações diárias de uma refeição alimentar enquadram-se nas suas informações nutricionais dos rótulos.
Na terceira e última etapa da pesquisa, foi utilizada como base o cardápio do Guia Alimentar Brasileiro [Ministério da Saúde, ano2006]. Para o comparativo dos valores dos alimentos, usamos a refeição noturna (Jantar), num período de 15 dias. A consulta de preços da listagem dos alimentos foi feita em supermercados e feiras livres. Elaborou-se a montagem de uma tabela com as quantidades utilizadas e valores, onde se especificou o gasto total do período de utilização desses alimentos. Paralelamente foi pesquisado em Supermercados, Farmácias os valores dos Shakes analisados para que a análise dos comparativos ficasse completa.

RESULTADO E DISCUSSÃO. A coleta de dados ocorreu no período de agosto e setembro de 2012. Participaram da pesquisa 115 entrevistados, dentre estes 25% (n=29) eram homens e 75% (n=87) mulheres. As demais características sócias econômicas culturais estão representadas na tabela 1.
Tabela1.  Característica sócia econômica cultural dos participantes


Homens 25% (n=29)
Trabalham
72%(=21)

Renda
R$ 1900 a R$ 5000
42%(=10)
Até R$1800
50%(n=12)
Escolaridade
Técnico/Superior
79%(=23)


Mulheres 75% (=87)
Trabalham
61%(=50)

Renda
R$1900 a R$5000
20%(=12) 
Até R$ 1800
78%(=47)
Escolaridade
Técnico/Superior
94%(=74)

Os que consomem algum tipo de Shake dentre todos os 29 homens participantes da pesquisa 20%(n=9) e dentre as 87 mulheres 80%(n=37). Os homens consomem mais o da marca Herbalife 33%(n=3) e as mulheres Diet Shake 44%(n=17). A refeição mais mencionada como substituída é o jantar 37%(n=3) e mulheres 43%(n=16), sendo que 61%(n=22) considera que os Shakes é um substituto de refeição, mas os homens 78%(n=7) consideram que são mais um complemento alimentar.
Dentre os homens, 45%(n=4) adquiriram o conhecimento por meio de amigos e parentes, 33%(n=3) por nutricionista e 22%(n=2) não fazem acompanhamento com especialista. Entre as mulheres 54%(n=20), o conhecimento foi por amigos e parentes, 3%(n=1) por nutricionista e 33%(n=12) pela mídia, mas 56%(n=25) não fazem acompanhamento. Quanto aos resultados 78%(n=7) dos homens relataram terem obtido sendo que 34%(n=3) foi o desejado e 56%(n=5) indicaria o consumo. Dentre as mulheres 56%(n=25) não obtiveram resultado, mas 24%(n=9) ainda se referem a algo desejável e 68%(n=25) não indicaria o consumo para ninguém. Os dados sugerem que a perda de peso corporal é o maior motivo para homens e mulheres consumirem Shakes, porém dentre os homens alguns citaram o valor nutricional dos produtos e a indicação de um nutricionista para consumo. Estes dados sugerem que nestes casos os Shakes eram ingeridos como suplemento para desempenho nos treinos de academia.
O Valor nutricional dos Shakes foi comparado com o jantar de uma dieta normal e balanceado, recomendado no Guia Alimentar Brasileiro, com 25% do Valor Energético Total de 2000 calorias e recomendado para ingestão diária.
            A Figura 1 demonstra que o comparativo dos nutrientes dentre os Shakes: o In Natura apresenta carboidratos em 116%, Proteína em 69% e Lipídeos em 48%.  O Diet Shake apresenta-se com carboidrato em 87%, Proteína em 9% e Lipídeos em 0%. O Herbalife tem em sua composição 40% de Carboidratos, 40% de Proteínas e 20% de Lipídeos.

 

Os dados da Figura 1 indicam que há um alto valor de carboidratos nas marcas Diet Shake, Diet Way, Bioslim e In Natura. O produto Herbalife apresenta uma quantidade inferior ao recomendado. No percentual de proteínas o Diet Shake indica uma quantidade menor, o Diet Way e o Bioslim estão com seus valores balanceados. No Herbalife e In Natura os valores apresentam-se elevados ao recomendado a uma refeição equilibrada. Nas gorduras totais o In Natura foi o que apresentou o maior índice em seus valores e o Diet Shake e o Bioslim apresentaram um valor muito baixo ao que se recomenda o Guia Alimentar de uma refeição ideal.
            Diante deste resultado as pesquisadoras decidiram realizar uma comparação dos valores monetários entre os alimentos para uma refeição completa e saudável (jantar) e os Shakes, sendo utilizados no período de 15 dias. A pesquisa de preço dos alimentos foi feita no período de agosto e setembro de 2012, em dois Hipermercados (A e B) do município de Santos SP, e um Supermercado popular de um bairro residencial. Os Shakes também obtiveram suas pesquisas de preços em Farmácias, Hipermercados e Lojas de Suplementos alimentares no mesmo período que foi feita a dos alimentos.
O Shake Herbalife foi o que apresentou o valor mais alto, mas de maneira geral os Shakes mostram-se em média com valores superiores (R$72,20) aos de uma alimentação completa e saudável (R$43,46).

CONCLUSÃO. Os dados pesquisados indicaram que os Shakes apresentam seus nutrientes em quantidades irregulares não proporcionais a uma alimentação saudável e completa como orienta o Guia Alimentar Brasileiro, e mesmo estando regulamentados perante a ANVISA, estes não deveriam obter em sua rotulagem a indicação de Substituidores de Refeições e sim de Complemento Alimentar. O valor gasto no consumo dos Shakes foram superiores ao de uma refeição completa.

REFERÊNCIAS
-ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria 39/01. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/39_01rdc.htm, acesso em ago.2012.
-ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria 30/98. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/30_98.htm, acesso em ago.2012.
-ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria 29/98. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/29_98.htm, acesso em ago.2012.
-AMARAL, ACM; MAGNONI, D; CUKIER, C. Fibra Alimentar. Instituto de Metabolismo e Nutrição. Disponível no link http://bromatopesquisasufrj.blogspot.com.br/2011 /05/shake-herbalife-um-estilo-de-vida.html, acesso em 25 mai. 2012.
-BRASIL, Ministério da Saúde, Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006, Disponível no link: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/ pdf/05_1109_M.pdf, acesso em 13 jun. 2012.
-FARMACLUB DROGARIAS LTDA, Razão Social. FARMA DELIVERY. Endereço: Rua das Hortênsias, 1204 - Jd. do Estádio, Cidade: Santo André - SP - CEP 09175-500, CNPJ: 64.963.044/0001-08, Inscrição Estadual: 626.235.906.110, Inscrição Municipal (CCM): 99.039, Alvará de Funcionamento 488/2009, ANVISA: 0097497, SIVISA: 354780901-477-000188-1-3, Farmacêutico Responsável: Dr. Rino Ângelo Antonio Camilo - CRF/SP 29.428. Disponível em http://www.farmadelivery.com.br e http://www.farmadelivery.com.br/diet-e-light/shakes acesso em 25 mai. 2012.
-PHILIPPI, S. T., Pirâmide dos Alimentos Fundamentos Básicos da Nutrição, São Paulo: Manole, 2008, p.3-29.
-PROTESTE, Associação de Consumidores, Endereço: Avenida Lúcio Costa,6420- Barra da Tijuca, R. J. , CEP: 22630-013. Revista artigo 42, Uma leveza insustentável, ano 2005, p.08-13, revista artigo 88, Falta balanço aos Shakes, ano 2010, p.08-11. , disponível link: www.proteste.org.br, acesso em mai.2012.
-SOLÁ, J. E. , Manual de Dietoterapia do Adulto, editora Atheneu, 6ª edição, 1988, p.119-120.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.