terça-feira, 3 de maio de 2011

Aula de GDME - Profªs Helena e Tatiana


Para a continuidade das aulas de GDME (Gestão de Dietas Modificadas e Especiais), foi realizada a segunda Aula Prática no Laboratório de Nutrição, onde os alunos do 3º módulo elaboraram as Dietas Terapêuticas. Nestas se segue as mesmas características das Dietas de Rotina (aquelas que sofrem somente modificação de consistência), porém agora também apresentam modificações nos nutrientes...
 Abaixo estão as fotos e as indicações para as Dietas:
1 Dieta Branda obstipante ou Dieta Restrita - Indicação: Para os casos onde se requer um baixo transito intestinal com controle do peristaltismo, e também é uma dieta de evolução das diarréias crônicas.


2 Dieta Semi-líquida Laxativa ou Laxante – Indicação: Para casos de obstipação intestinal, ou baixo movimento peristaltico. Usadas em casos de prisões de ventre (mau funcionamento do intestino).


 
3 Dieta Branda Hiperproteica – Indicação: Em caso de enfermidades infecciosas, em período de convalescença de queimaduras, stress físico, e em outros casos em que haja necessidade de um acréscimo protéico. As proteínas devem ser de alto valor biológico.


4  Dieta Leve Obstipante ou Restrita - Indicação: Preparo fisiológico para alguns exames, diarréias crônicas e quando o tratamento requer uma redução do tempo de trânsito intestinal, controlando o peristaltismo.



As aulas são realizadas nos períodos da manhã / tarde e noite, sendo que, anteriormente os alunos planejam o cardápio de um dia todo em sala de aula, bem como a refeição a ser elaborada em prática no Laboratório.
Os cálculos nutricionais, as porcentagens de adequação em proteínas, carboidratos e lipídios, a densidade calórica e Nitrogênio protéico calórico em porcentagem (Npcal%) são calculados para as refeições planejadas e também para as executadas em aula, assim, o aluno tem a oportunidade de verificar qual a diferença entre dieta planejada e dieta executada.

Profªs Helena Altenburg e Tatiana Ponte 
Nutricionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.