quinta-feira, 7 de abril de 2011

Folha de São Paulo: Em São Paulo, cozinhas de restaurantes viram vitrines

"Tendência é construí-las totalmente expostas para que o cliente acompanhe bem de perto a produção e a elaboração dos pratos". Assim começa a reportagem da Folha de São Paulo de 04/04.
Alguns restaurantes mais sofisticados em São Paulo já trabalham com essa proposta e outros estudam a possibilidade. Uma proposta que agrada muito ao cliente, quem é que não quer ver como são preparados os pratos, ou conferir a higiene do local, organização, ou mesmo acompanhar o bonito trabalho dos Chefs de cozinha na arte de montar os pratos?
Fonte: httpcriticozinha.wordpress.com

A cozinha-vitrine fica totalmente exposta ao cliente e é mais comum em pequenos restaurantes. Alguns restaurantes maiores tem a proposta de apresentar uma segunda cozinha para o cliente, já que a cozinha principal é muito grande, barulhenta apresentando um visual congestionado. Desta forma, constroem uma segunda cozinha aberta ou envidraçada, mas exposta para o cliente acompanhar o preparo de alguns pratos, como por exemplo as sobremesas.
Esse tipo de serviço é muito comum nos restaurantes japoneses onde o Sushiman prepara os pratos na frente do cliente, este é um diferencial que atrai muito a clientela. 
Mas para abrir uma cozinha vitrine precisa-se de um espaço estruturado, uma equipe competente e de treinamento constantemente, afinal, o trabalho estará totalmente exposto. Para nós, consumidores, o importante é a transparência do serviço e a certeza de podermos acompanhar todo o processo de preparação do nosso prato e, então, avaliarmos se valerá a pena voltar ou não.
Guadalupe M. R. Sauda
Nutricionista - CRN 3.4911

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TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.