quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alimentação do escolar - Revista Nutrição em Pauta

 

A criança passa grande parte de seu dia na escola, sendo realizadas refeições importantes neste período. Durante a idade escolar a criança começa a ter maior acesso a alimentos fora de casa e deste modo, aumenta a preocupação em relação à qualidade da alimentação.

Durante essa fase a criança está em intenso crescimento e desenvolvimento, sendo necessário o aporte nutricional adequado. Nesse sentido há intensa pesquisa para garantir maneiras de fornecer uma alimentação adequada e prevenir doenças da fase adulta.

Este fato pode ser observado por estudo recente, o qual verificou maneiras pelas quais os professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas estaduais buscam informações sobre a nutrição e alimentação e como estes temas são abordados em sala de aula. De acordo com os resultados, os professores estão abordando estes temas em sala de aula, porém, de acordo com a opinião do grupo estudado, essa atividade deveria ser desenvolvida de forma coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. É destacada ainda a importância do incentivo pelos órgãos públicos, através de cursos de capacitação para abordar de forma melhor estes temas nas escolas.

Outra pesquisa abordou a relação entre consumo, produção e políticas públicas alimentares a partir do Programa de Alimentação Escolar (PAE) brasileiro, verificando entender como ocorre a consolidação de sistemas diferenciados de produção e consumo de alimentos. De acordo com os resultados, houve uma modoficação no nível de consumo, em relação à aceitação de alimentos mais saudáveis por parte dos alunos, dentre outras evidências.

Deste modo, percebe-se a importância e necessidade de apoio à intervenção nutricional, fornecendo subsídios necessários para que informações corretas sejam transmitidas em ambiente escolar, colaborando para a melhora da qualidade da alimentação das crianças.

Fontes:Piccoli, Liana; Corrêa, Elizabeth Nappi A educação nutricional nas séries iniciais de escolas públicas estaduais de dois municípios do oeste de Santa Catarina. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 35(3) dez. 2010.

TRICHES, Rozane Marcia  and  SCHNEIDER, Sergio. Alimentação escolar e agricultura familiar: reconectando o consumo à produção. Saude soc. 2010, vol.19, n.4, pp. 933-945.

Saúde Pública - 5/abril/2011

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TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.