quinta-feira, 3 de março de 2011

MDS publica edital para Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos

   
03/03/2011
Fonte: CFN
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou na última terça - feira (1º), edital que amplia o número de Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à extrema pobreza, promover a segurança alimentar e nutricional. Os investimentos chegama R$ 30 milhões.

Em 2011, o edital se direciona aos municípios selecionados para os projetos Praças do PAC e Creches Pro infância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Já o Banco de Alimentos vai priorizar municípios do Programa de Aquisição deAlimentos (PAA). Os Restaurantes Populares se destinam a municípios acima de 100 mil habitantes.

As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv1) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) até 13 de abril. O resultado será divulgadoem 23 de maio. Entre os critérios de pontuação para a seleção das propostasestão: priorizar a implantação dos equipamentos em áreas com maior concentraçãode população em situação de pobreza e extrema pobreza, e ainda incentivar ao desenvolvimento de atividades de formação e qualificação profissional na áreade alimentação, nutrição e gastronomia junto às famílias inscritas no Cadastro Único.

Site relacionado: http://www.mds.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.