quinta-feira, 10 de março de 2011

Resultado da enquete da semana.

   A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. O consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, fibras auxiliam nas defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência. Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. 
   Por isso elaboramos uma enquete perguntando "Quais as suas dificuldades em seguir hábitos alimentares saudáveis?"
   A enquete se encerrou essa semana e o resultado foi o seguinte:



Esses resultados sugerem que a correria do dia a dia impede a maioria das pessoas de comerem adequadamente. Sabemos que muitas vezes o local de trabalho não oferece alimentação e, portanto, o trabalhador precisa se alimentar por conta própria, isso pode ser difícil quando o trabalho é distante da sua casa ou quando, nos arredores do trabalho, são oferecidas poucas opções de uma boa alimentação ou ainda, quando o horário de almoço estipulado pela empresa não coincide com o horário biológico dificultando a escolha mais saudável.
  Também não podemos esquecer-nos da condição sócio-econômica como uma dificuldade, afinal os alimentos são itens bem caros que pesam muito no orçamento pessoal e, muitas vezes, por falta de conhecimento, tempo e um pouco de criatividade, os alimentos saudáveis acabam sendo substituídos pela praticidade dos supérfluos.
 De qualquer maneira haverá sempre empecilhos que deverão ser transportados por aqueles que decidirem seguir hábitos alimentares saudáveis. O importante é procurar solucionar o problema e não desistir.
Guadalupe M. R. Sauda e Helena Altenburg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.