quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

15 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DE MÂOS

         As Nações Unidas celebraram, neste dia, o Dia Mundial Da Lavagem de Mãos. A data pretende chamar a atenção para a importância desse hábito para o combate às doenças, particularmente as fatais.
        De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, 250 mil crianças morrem todos os anos de diarréia, e, 3,5 milhões e meio perdem a vida, antes dos cinco anos de idade, devido a outras doenças que poderiam ser evitadas. A lavagem correta das mãos, utilizando o sabonete líquido, secagem com papel toalha não reciclável e a utilização de álcool-gel diluído à 70%, garantem esta ação correta, como está previsto na legislação (CVS18/2008 adaptada da CVS6/99).
A prática da lavagem apenas com a aplicação do álcool gel a 70% próprio para as mãos passou a ser usado ainda mais pela população após a pandemia da gripe A.
           O infectologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Renato Grinbaum, define: “as duas maneiras são eficazes, com uma exceção: quando a mãos está com sujeira ou gordura evidente, o álcool tem uma ação prejudicada. Nas outras situações, o álcool, comparado com o sabão, tem a mesma eficácia. Por exemplo: a pessoa, no metro ou no ônibus, encosta-se a algo contaminado e depois vai se alimentar. Se não há uma pia, esse pequeno dispensador com o álcool que ela leva consigo facilita muito o acesso à higienização das mãos e aumenta a freqüência da lavagem.” O Dia Mundial Da Lavagem de Mãos foi comemorado em 80 países.
           O correto seria mesmo, a lavagem completa como orienta a legislação, mas, estando-se em situação adversa onde não se encontram pias providas dos produtos básicos para a higienização completa das mãos, a solução paliativa pode ser a aplicação do álcool Gel.
           Texto adaptado pela Profª. Especialista em Qualidades de Alimentos Katia Antonia de Castro Dias sobre o texto de Monica Villela Grayley,  Rádio ONU, New York, DC
(Revista Higiene Alimentar – setembro/outubro 2010, vol. 24 – n° 188/1890)

Um comentário:

  1. Um tema que será sempre atual influindo na qualidade de vida das pessoas. É nosso dever informá-las.

    ResponderExcluir

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.