É com muito orgulho e satisfação que parabenizamos os ganhadores da FETEPS 2017, nossos ex-alunos Vitor Correa e Cristiane Medeiros. Resultado de muito esforço, pesquisa e dedicação.
Nossos parabéns também as Orientadoras do TCC Maria Tereza e Márcia Cirino e a Orientadora Educacional Marisa Szabo que acreditaram no potencial desses alunos.
Para quem não conhece, segue abaixo o resumo do trabalho e o link do vídeo de divulgação para a FETEPS:
Aquafaba - uma simples água do grão de bico com
A Aquafaba é a água da cocção do grão de bico ou de outras leguminosas, descoberta alguns anos atrás por um tenor francês chamado Joël Roessel, no final de 2014, para ser utilizada como substituição da clara em neve para a produção e contribuição de diversas receitas. Justificativa: Grande parte dos alimentos da confeitaria contém ovos, ingrediente de suma importância para a receita a ser produzida. A decisão por este tema deu-se porque se julga importante apresentar a Aquafaba que é pouco conhecida e muito versátil para a população de modo geral, veganos e vegetarianos. Objetivo: Conhecer a Aquafaba e testar receitas que a utilizam para a substituição da clara de ovo. Metodologia: realizada com base em pesquisas webgráficas e bibliográficas, tratou-se também de uma pesquisa experimental, desenvolvida no laboratório de nutrição e dietética, com testes incluindo a aquafaba, merengue, suspiro e mousse de chocolate. Em seguida foi feita pesquisa de levantamento para saber o conhecimento dos participantes sobre a Aquafaba e a aceitabilidade das preparações. Resultados: Constatou-se que a maioria dos participantes não tinha nenhum conhecimento sobre o significado da palavra, ou seja, 96%, apenas 4% já haviam ouvido falar. Após a degustação das preparações, constatou-se que a maioria dos alunos que degustaram aprovaram a preparação, ou seja, 70%. Considerações finais: Este trabalho obteve sucesso na substituição das claras em neve ou merengue nas preparações realizadas. Esta simples água com poder de aeração, que antes era desprezada, pode ajudar pessoas que não querem consumir produtos de origem animal ou que têm intolerância ao ovo e além disso pode oferecer infinitas possibilidades de receitas culinárias, aumentando as opções para aqueles que necessitam substituir o ovo nas preparações.