segunda-feira, 27 de junho de 2016

Parabéns aos Técnicos em Nutrição

     Uma homenagem dos professores e coordenação aos Técnicos em Nutrição formados em nossa escola.

Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de curso

terça-feira, 14 de junho de 2016

Veja Rio - Nutrição está entre as oito profissões mais requisitadas no futuro



ESPECIAL EDUCAÇÃO - CARREIRA

Oito profissões que serão as mais requisitadas nos próximos anos

Saiba onde o mercado de trabalho aposta suas fichas, segundo especialistas

Por: Sérgio Quintella e Thais Reis Oliveira
(Foto: Atilio)
Quem acompanha de perto a variação das ofertas de vaga em diferentes setores do mercado e a oscilação dos índices de candidatos por vaga nos cursos universitários já conhece o fenômeno. De tempos em tempos, determinadas carreiras ganham mais projeção em relação a outras, atraindo maior atenção dos estudantes. Nos anos 1970, por exemplo, as faculdades de engenharia costumavam concentrar boa fatia da procura. Na década seguinte, a preferência recaiu sobre disciplinas ligadas à comunicação. Em anos recentes, a tecnologia da informação angariou muitos seguidores. Vários fatores contribuem para essas transformações, quer sejam investimentos estatais em ramos específicos da economia, quer sejam mudanças de comportamento na sociedade. O crescimento no número de vagas nas universidades públicas e privadas — de 1,3 milhão para 6,7 milhões em trinta anos — aumentou a concorrência de gente com diploma na praça, mas ainda há muitos campos a ser explorados. Com o envelhecimento da população, por exemplo, setores como saúde e nutrição devem ganhar mais visibilidade em um futuro próximo. Outro segmento que deve se destacar é a especialização para atendimento ao cliente. “Brevemente, não existirão mais vendedores sem conhecimento formal na área”, prevê a consultora Daniela Ribeiro, gerente sênior da empresa de recrutamento Robert Half.Veja a seguir esses e outros setores em alta. 


6) Nutricionista
Trata-se de uma carreira que recebeu atenção nos últimos anos devido ao crescimento do interesse pela alimentação saudável. Mas outra variável no horizonte é o aumento da longevidade da população. Essa situação está levando à criação de um nicho específico, o dos profissionais dedicados aos idosos. O eixo será a adaptação às mudanças decorrentes do envelhecimento. Com a dentição mais fraca e as funções digestivas, gástricas e intestinais reduzidas desses indivíduos, os especialistas deverão traçar estratégias para que seus clientes continuem se alimentando de forma correta. As universidades do país já disponibilizam cursos de graduação em nutrição há décadas. No caso da terceira idade, no entanto, o campo é reduzido. Desde o ano passado, a Uerj mantém a disciplina eletiva alimentação, nutrição e envelhecimento para esse segmento. “Antes, a nutrição estava mais voltada para problemas de desnutrição e de obesidade. Agora o foco passou a ser também os idosos”, explica a professora Maria de Fátima Garcia de Menezes, do Instituto de Nutrição da Uerj.






domingo, 5 de junho de 2016

Concurso público para o cargo de auxiliar docente na área de Nutrição e Dietética

Estão abertas as inscrições para o concurso público para o cargo de Auxiliar de Docente, para a área de Nutrição e Dietética (1 vaga), da Etec “Dona Escolástica Rosa”. 
O cargo consiste em trabalhar nos laboratórios da unidade escolar (Laboratório de Nutrição e Laboratório de Físico-Química), auxiliando os docentes nas atividades práticas e manutenção dos espaços (conforme Edital).
O salário bruto mensal é de R$ 2.376,42.
O edital está disponível no site do Centro Paula Souza (http://cpssitevm.cloudapp.net/…/Auxi…/Inscricoesabertas.aspx) e no site da escola (www.etecescolasticarosa.com.br).
Dicas importantes:
- Ler o edital com atenção; 
- Recolher a taxa de R$ 51,81, na conta da APM da escola (Banco do Brasil – Agência 6830-6, Conta Corrente: 1.582-2);
- Comparecer à escola, no período de inscrição e nos horários estabelecidos, com original e cópia de um documento oficial de identidade (conforme edital) e o comprovante de recolhimento da taxa;
- Acompanhar pelo site da escola (www.etecescolasticarosa.com.br) e pelo Diário Oficial (https://www.imprensaoficial.com.br/Home_1_0.aspx#26/05/2016) as próximas etapas do processo.

Palestra com o Coaching Edilson Menezes na Etec



Visita ao Sesc de Santos


Projeto Etec Saúde



TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.