sábado, 24 de novembro de 2012

Trabalho de nutrição da ETEC fica em 3ª lugar na FEETEPS 2012 na categoria 6.

6ª FETEPS - 2012

Saiu a classificação por categoria dos trabalhos apresentados na última FETEPS e o trabalho "Deficiente cognitivo e o técnico em nutrição" das nossas alunas do curso de nutrição Dagmar, Larissa e Marcela, orientados pelas professoras Kátia de Castro Dias e Marisa Szabo, foi classificado em 3º lugar. 
Parabéns as alunas e as professoras pelo empenho e dedicação, o esforço foi recompensado!!!!  
 
Vale lembrar que dois trabalhos da nossa ETEC foram apresentados escolhidos entre centenas, o que já foi uma grande conquista.
Parabéns a todos que participaram, todas são merecedoras!
Esse é mais um estímulo àqueles que estão em processo de desenvolvimento dos seus TCCs.
 Segue algumas fotos do evento:




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Anvisa muda regras para termos nutricionais nos rótulos dos alimentos

Agência Brasil
 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudou as regras para o uso de termos, como light, baixo, rico e não contém, nos rótulos de alimentos. Chamados tecnicamente de alegações nutricionais, tratam-se de informações para descrever o nível (absoluto ou relativo) de determinados nutrientes ou o valor energético dos alimentos.

A palavra light, por exemplo, só poderá ser utilizada se o produto tiver algum nutriente com valor reduzido em relação à versão convencional (alimento de referência). O termo era permitido tanto em alimentos com redução de algum nutriente quanto naqueles com baixo teor de algum nutriente, sem comparar com os produtos de referência. Segundo a Anvisa, os consumidores e profissionais de saúde encontravam dificuldades em reconhecer as diferenças entre os produtos com a indicação light.

Em relação aos termos fonte de proteína e alto teor de proteínas, foram estipulados critérios para quantidade e qualidade mínimas. De acordo com a agência reguladora, a ideia é coibir o uso das informações de forma enganosa, por exemplo, em alimentos com quantidade de proteínas incompletas ou de baixa qualidade.
A nova resolução da Anvisa, a RDC 54/2012, alterou também a base de cálculo para o uso dessas informações. Atualmente, a base é 100g ou ml do alimento para fazer o cálculo. Com a mudança, o cálculo deverá ser feito a partir de uma porção do alimento. Segundo a agência reguladora, a nova base de cálculo impede confusão na hora de comparar produtos, além de facilitar ao consumidor saber a quantidade exata de ingestão de determinado nutriente. 

As empresas têm até o dia 1º de janeiro de 2014 para adequar os rótulos. Os fabricantes não são obrigados a divulgar as alegações nutricionais. Os produtos fabricados no período de adaptação poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade. Com a nova resolução, o Brasil passa a ter os mesmos regulamentos técnicos de rotulagem nutricional do Mercosul, o que facilita a livre circulação dos alimentos entre os países do bloco.

As novas normas também valem para as informações desse tipo veiculadas em anúncios nos meios de comunicação.
 
http://www.atribuna.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2012

I manhã da saúde


EVENTO DO 3º MÓDULO DE NUTRIÇÃO DA MANHÃ

Venha participar da:

 "I manhã da saúde" 
Dia 30/11 à partir das 9:00h

"Nutrição de hoje, Prevenção sempre"

Evento aberto ao público

- Stand's de informações preventivas sobre doenças atuais;

- Quick massage;

- Aula de Tai Chi Chua
com a profª Elizabeth M. Nunes;

- Palestra "Atividade física e a prevenção de doenças e saúde mental"
com o palestrante Joel Moraes
(profº de cinesiologia, natação e atividades aquáticas UNISANTA; mestre em esporte USP; fisiologista do exercício UNIFESP; ex nadador da Seleção Brasileira)

- Aferição de pressão;

- Teste glicêmico;

- Teste de hepatite;

- Sorteio de brindes.


Faça sua inscrição para a palestra através do e-mail: manhadasaude2012@gmail.com ou na secretaria da Etec "Dona Escolástica Rosa"

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

 
 
COMUNICADO IMPORTANTE
PROFISSIONAIS
 
O Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região comunica que os Setores de Fiscalização e de Cadastro estão em processo de mudança, da atual sede do CRN-3 para o Espaço Paulista de Nutrição (antiga sede), localizado na Av. Paulista, 568, 6º andar, Bela Vista - próximo ao metrô Brigadeiro.
Desta forma, a partir do dia 12/11/2012, o atendimento ao público será oferecido exclusivamente no novo endereço, contando com os serviços de:
Inscrição de Técnicos e Nutricionistas; Entrega de Carteira;  Baixa e Cancelamento; Segunda via de documentos; Transferência de Regional; Inscrição Secundária; Alteração de dados; Reativação de Inscrição; Prorrogação de Inscrição Provisória; Prorrogação da Baixa Temporária de Inscrição.
 
Lembrando que o atendimento ao público também continua sendo oferecido pelo Call Center (3474-6190/6191/6192) e pelo CRN 24Horas (www.crn3.org.br).
 
CRN-3
Colegiado 2011-2014
 
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461, 3º andar, Torre Sul - Jd. Paulistano
São Paulo - SP

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.