quinta-feira, 28 de julho de 2011

Legislação - Proibido uso do jaleco fora do ambiente de trabalho

 Está em vigor desde o último dia 9/6, a Lei Estadual nº 14.466/2011 que proíbe o uso por profissionais da área da saúde, do jaleco (equipamento de proteção individual) fora do ambiente de trabalho.
A lei especifica:
Artigo 1º - Ficam todos os profissionais de saúde que atuam no âmbito do Estado, proibidos de circular fora do ambiente de trabalho vestindo equipamentos de proteção individual com os quais trabalham, tais como jalecos e aventais.
Artigo 2º - O profissional de saúde que infringir as disposições contidas nesta lei estará sujeito à multa de 10 (dez) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP), aplicada em dobro em caso de reincidência.
Parágrafo único - As penalidades decorrentes de infrações às disposições desta lei serão impostas, nos respectivos âmbitos de atribuições, pelos órgãos estaduais de vigilância sanitária.

Vamos seguir a legislação e exigir dos profissionais o seu cumprimento.

Profª Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de área

terça-feira, 12 de julho de 2011

Curso Interação Drogas Nutrientes

ATENÇÃO ALUNOS
O curso de Interação Drogas Nutrientes em Oncologia,
marcado para o dia 16/07 na ETEC, como divulgado neste blog,
foi adiado para 13/08 no mesmo horário e local.
Aqueles que já realizaram a sua inscrição estão automaticamente inscritos em nova data.
Aguardamos novas inscrições.
Aberto também para ex alunos.
Aproveitem!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PALESTRA NA ETEC

As Boas Práticas são condutas adequadas de manipulação para atingir um padrão de qualidade e garantir a segurança dos alimentos. Para abordarmos mais uma vez o assunto, estaremos recebendo o Médico Veterinário Dr Erivelto Mello da Silva, Especialista em Segurança Alimentar e Consultor do SEBRAE, para ministrar uma palestra sobre :
 "A importância das Boas Práticas na Manipulação e Produção de Alimentos".

A palestra será realizada dia 07/07 às 10:00h , no auditório da ETEC.
A Profª Leila Samadar estará recebendo a todos.
Esperamos por vc. 

Profª Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de área

Procon-SP realiza palestras na ETEC

Nós da ETEC agradecemos a palestra sobre "Código de Defesa do Consumidor e a atuação do Procon-SP" gentilmente oferecida pela Fundação Procon-SP, através do Núcleo Regional de Santos, promovida no dia 04 de julho (segunda - feira),  para alunos e professores da ETEC.


Coordenador da Regional de Santos em palestra sobre direitos do consumidor

O coordenador da Regional de Santos, Ricardo Gomes Lopes, e a especialista em defesa do consumidor Elizabeth Clemente apresentaram para os participantes aspectos básicos da defesa do consumidor, como o direito à informação, recall, troca e validade de produtos, etc, além de dar exemplos dos principais problemas que são atendidos pelo Procon-SP.

Mais informações sobre a Fundação Procon no blog:  educaproconsp.blogspot.com



terça-feira, 5 de julho de 2011

ACONTECE POR AÍ

Lembramos que os vencedores do primeiro I Prêmio Zarif Nacle em 2008 foram nossos alunos sob orientação das Professoras Marisa Szabo e Kátia Dias.
Vamos tentar trazer mais um prêmio para a nossa ETEC?

Profª Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de área

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Palestra na ETEC

A palestra será realizada no auditório da ETEC somente para os alunos dos períodos opostos.
Aproveitem mais essa oportunidade.

Profª Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de nutrição

ACONTECEU!

 Agradecemos a Profª Helena pela brilhante palestra sobre "Florais de Bach" ministrada no último dia 28, como parte da comemoração do Dia do Técnico em Nutrição. O evento, realizado pelo 3º módulo noturno, contou ainda com entrega de amostras, degustação de sorvetes e sorteio de vários brindes. Aí vão algumas fotos do evento.



 Obrigada a todos pela participação!

Profª Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de área

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.