quinta-feira, 28 de abril de 2011

DICAS DE ESTÁGIOS E EMPREGOS

Vaga: Estagiário de Nutrição - Dietoterapia / Cozinha e Refeitório

O Hospital Santa Casa de Santos está oferecendo vagas de estágio.
Os interessados, de preferência alunos que estejam no 2° ou 3º Módulo, onde já tiveram ou estam tendo o conhecimento sobre a area de estágio, deverão encaminhar curriculuns ou contato pessoal para o Recursos Humanos da Santa Casa através do email: crh@scssantos.com.br.
Será realizada uma análise do curriculum e entrevista para seleção do estagiário.
 
Boa sorte aos candidatos.
Profª Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de área. 

terça-feira, 26 de abril de 2011

DICAS DE ESTÁGIO E EMPREGOS

 Consultor de Negócios

A empresa DBX Food Service, distribuidora de alimentos, bebidas e insumos para bares, restaurantes, hotéis, pizzarias, padarias e todos os estabelecimentos que manufaturam e comercializam alimentos, busca consultores de negócios para atendimento desses estabelecimentos. Os candidatos deverão estar cursando ou formado em Nutrição, Hotelaria ou Turismo em horário de trabalho comercial. A empresa oferece renda média mensal líquida R$1300,00. É necessário possuir veículo próprio.A empresa DBX Food Service, distribuidora de alimentos, bebidas e insumos para bares, restaurantes, hotéis, pizzarias, padarias e todos os estabelecimentos que manufaturam e comercializam alimentos, busca consultores de negócios para atendimento desses estabelecimentos. Os candidatos deverão estar cursando ou formado em Nutrição, Hotelaria ou Turismo em horário de trabalho comercial. A empresa oferece renda média mensal líquida R$1300,00. É necessário possuir veículo próprio.

Os interessados deverão encaminhar currículo para: sandra@espacosantistarh.com.br.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto institui diretrizes para alimentação saudável em escolas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7901/10, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que institui diretrizes para promover a alimentação saudável nas escolas das redes pública e privada, da educação infantil ao ensino médio. A proposta busca transformar em lei o teor da Portaria Interministerial 1.010/06, dos ministérios da Educação e da Saúde.
Segundo o autor do projeto, a promoção de alimentação saudável no ambiente escolar deve ser estabelecida em lei e não só em norma infralegal. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a regulamentação da venda e propaganda de alimentos na escola é prioritária para promover a saúde e para promover a criança e o adolescente", afirma.
De acordo com o texto, a promoção da alimentação saudável deverá estimular a produção de hortas escolares para cultivo dos alunos e para uso das hortaliças no cardápio da instituição. O projeto também restringe o comércio e a promoção de alimentos e preparações com altos teores de gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:Associação Brasileita de Nutrição 25/04/2011

Quer sabar mais sobre a Portaria 1010, acesse o link abaixo:
http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2006/GM/GM-1010.htm 

Guadalupe M. R. Sauda
Nutricionista Coordenadora de área



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como resistir aos chocolates na Páscoa?

A Páscoa está chegando e como resistir a tanto chocolate?
O chocolate libera endorfina e serotonina no organismo, hormônios que causam sensação de bem estar; só por isso já valeria a pena consumí-lo, além disso, alguns ainda trazem o benefício dos flavonóides, substância antioxidante que age como protetor cardiovascular. Mas cuidado, apesar de delicioso  o chocolate deve ser consumido com moderação pelas altas concentrações de gordura e açúcar.
Então, você sabe a diferença entre os tipos de chocolates?
 Chocolate ao leite: Possui gordura hidrogenada em sua composição e  massa de cacau. Observe a composição na lista de ingredientes, pois o primeiro que aparece é o de maior concentração na receita, determinando a sua qualidade, quanto mais massa de cacau, melhor é a qualidade do chocolate. 
Todo chocolate tem suas calorias aumentadas quando adicionados de nozes, castanhas, e outros recheios.
Chocolate amargo: A semente do cacau contém os flavonóides e quantidades realmente significativas desse antioxidante só aparecem nos chocolates amargos, com mais de 70% de cacau. Para receber os benefícios você deve consumir mais ou menos 2 quadradinhos do chocolate. Não abuse!!
Chocolate branco: O chocolate branco é produzido a partir da manteiga do cacau, por isso, não possui antioxidantes ou benefícios à saúde, além de ser o mais calórico entre todos os tipos de chocolate.
Chocolate diet: Os chocolates diets são indicados para aqueles que não podem consumir açúcar como o diabético. Porém, algumas pessoas trocam o chocolate normal por diet para reduzir as calorias consumidas. Mas, o preparo do chocolate diet requer algumas substituições para manter a textura e sabor do chocolate, como substiruir açúcar por adoçante e aumentar a quantidade de gordura do produto. Portanto, cuidado pois, o chocolate diet pode ter até mais calorias do que o chocolate normal, dependendo de sua composição.
O importante é observar o rótulo e controlar a quantidade consumida.  
Então, escolha o chocolate de sua preferência e Boa Páscoa!

Guadalupe M. R. Sauda
Nutricionsita

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atenção alunos dos 3ºs módulos de Nutrição!

  Curso no SESI em Maio
  O SESI está disponibilizando 35 vagas exclusivas aos nossos alunos do último módulo para participarem do Curso Alimente-se Bem em comemoração aos 10 anos do programa, com o tema "Biodisponibilidade dos nutrientes". O curso é gratuito e terá duração de 10h, sendo distribuídos em 3 sábados: 07, 21 e 28 de maio das 8:30 às 12:00h. Os alunos serão acompanhados por um professor e deverão comparecer uniformizados com jaleco branco e touca de proteção para os cabelos.
Todos os alunos que participarem integralmente do curso receberão um livro de receitas exclusivo dos 10 anos de Alimente-se Bem e o Certificado de participação.
Os interessados deverão encaminhar seus dados através do contato desse blog ou se inscrever  diretamente com a Profª Guadalupe - Coordenadora do curso - nos horários de coordenação.
Lembrem-se as vagas são limitadas!
Não percam essa oportunidade exclusiva para o nosso curso!
O SESI fica na Av. Nossa Senhora de Fátima nº 366 - Jd Santa Maria - Santos/SP

Profª Guadalupe M. R. Sauda
Coordenadora de área

Para a ciência não existe outro método de combate ao colesterol do que mudar a alimentação

São três tipos de colesterol, LDL, VLDL e HDL
Quem já não ouviu alguns métodos naturais com promessas de acabar com doença? É comum, não só no Brasil, mas em outros países ouvir um popular dizendo que ingeriu alguns produtos e que eles acabaram com as suas dores. Uma delas é a ingestão de berinjela com laranja, por exemplo, que acaba com o colesterol. Para isso que existe a ciência, segundo pesquisadores não há qualquer base científica que comprove eficácia do produto.

No caso do colesterol, é preciso mudar hábitos alimentares, adotar uma dieta sem gordura, fritura, queijos, carne vermelha e optar por alimentos como, verduras e carnes brancas, não se esquecendo de praticar atividade física.

São três tipos de colesterol que podem comprometer o bom funcionamento do corpo, entre deles é LDL e o VLDL, considerados colesterol ruins, pois carregam as gorduras para dentro das artérias, entupindo-as. Já o HDL é bom colesterol, que carrega as gorduras para o fígado, de onde elas são metabolizadas e eliminadas pelo intestino.

Em casos de nível de LDL acima de 130mg/dl e os de VLDL acima de 40mg/dl, é possível que o paciente tenha um risco maior de contrair doenças cardíacas. As causas para o aumento de colesterol são formadas por vários fatores, entre eles a obesidade, ausência de exercícios, tabagismo, problemas nos rins, hereditariedade e diabetes mal controlada.

Opte por uma alimentação equilibrada, faça exercícios e visite o médico regularmente, assim você pode prolongar a sua vida, diminuir a ingestão de medicamentos e adotar melhor qualidade de vida.

Fonte: www.nutricaohoje.com.br 16/02/2011 

domingo, 17 de abril de 2011

Refeição fora de casa é foco em pesquisa

Atenta à expansão do food service no mundo, a Unilever Food Solutions apresenta ao Brasil seu posicionamento global.

Com o objetivo de entender melhor as necessidades do consumidor final e suas expectativas em relação à alimentação profissional, a Unilever elaborou um estudo chamado de World Menu Report.

A pesquisa foi realizada em 7 países e 3.500 pessoas participaram. O objetivo era focar em como os clientes viam a comida que consomem fora de casa. Com o aumento de pessoas que não almoçam mais em casa, a pesquisa se torna atraente para os estabelecimentos conhecerem a vontade do consumidor.
hoteisseara.blogspot.com

No Brasil, 91% dos entrevistados gostariam de saber a procedência da refeição. Ou seja, queriam  maior transparências nos ingredientes usados e nas condições de higiene e de preparo do prato.

Outro foco apontado pela pesquisa é a curiosidade que a população tem pelo valor nutricional do que está ingerindo. Aproximadamente 2/3 dos entrevistados disseram que se o cardápio do estabelecimento viesse com as informações nutricionais dos alimentos como gordura, sal e caloria, seria mais interessante e tranquilo comer fora de casa. No Brasil, 84% da população acredita que se tivessem acesso às informações nutricionais do prato teriam uma alimentação mais saudãvel, uma vez que optariam pelas refeições mais adequadas para manter o peso.

Fonte :http://gastronomiaenegocios.uol.com.br - 17/04/2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alimentação do escolar - Revista Nutrição em Pauta

 

A criança passa grande parte de seu dia na escola, sendo realizadas refeições importantes neste período. Durante a idade escolar a criança começa a ter maior acesso a alimentos fora de casa e deste modo, aumenta a preocupação em relação à qualidade da alimentação.

Durante essa fase a criança está em intenso crescimento e desenvolvimento, sendo necessário o aporte nutricional adequado. Nesse sentido há intensa pesquisa para garantir maneiras de fornecer uma alimentação adequada e prevenir doenças da fase adulta.

Este fato pode ser observado por estudo recente, o qual verificou maneiras pelas quais os professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas estaduais buscam informações sobre a nutrição e alimentação e como estes temas são abordados em sala de aula. De acordo com os resultados, os professores estão abordando estes temas em sala de aula, porém, de acordo com a opinião do grupo estudado, essa atividade deveria ser desenvolvida de forma coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. É destacada ainda a importância do incentivo pelos órgãos públicos, através de cursos de capacitação para abordar de forma melhor estes temas nas escolas.

Outra pesquisa abordou a relação entre consumo, produção e políticas públicas alimentares a partir do Programa de Alimentação Escolar (PAE) brasileiro, verificando entender como ocorre a consolidação de sistemas diferenciados de produção e consumo de alimentos. De acordo com os resultados, houve uma modoficação no nível de consumo, em relação à aceitação de alimentos mais saudáveis por parte dos alunos, dentre outras evidências.

Deste modo, percebe-se a importância e necessidade de apoio à intervenção nutricional, fornecendo subsídios necessários para que informações corretas sejam transmitidas em ambiente escolar, colaborando para a melhora da qualidade da alimentação das crianças.

Fontes:Piccoli, Liana; Corrêa, Elizabeth Nappi A educação nutricional nas séries iniciais de escolas públicas estaduais de dois municípios do oeste de Santa Catarina. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 35(3) dez. 2010.

TRICHES, Rozane Marcia  and  SCHNEIDER, Sergio. Alimentação escolar e agricultura familiar: reconectando o consumo à produção. Saude soc. 2010, vol.19, n.4, pp. 933-945.

Saúde Pública - 5/abril/2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

Visitas técnicas realizadas pela nutrição

No mês de março foram realizadas visitas ao Restaurante Tertúlia e à Casa do Sol. O objetivo foi o reconhecimento da área física para o desenvolvimento da Maquete elaborada pelos segundos módulos  na disciplina de ISA além das informações adicionais sobre a Administração dos locais e funções exercidas pela nutricionista e técnica de nutrição. As visitas foram monitoradas pelas profs. Marisa, Kátia e Márcia (docentes de ISA e ASA). Fomos muito bem recebidos e sem dúvida as visitas técnicas aproximam a teoria da prática.
Restaurante Tertúlia

Restaurante Tertúlia
Casa do Sol
 Nossos agradecimentos às Nutricionistas Carol do Restaurante  Tertúlia e Tânia da Casa do Sol, além é claro de nossa ex-aluna Magda que administra a Unidade de Alimentação da Casa do Sol.

Profª Mariza Szabo.

sábado, 9 de abril de 2011

RECEITAS SAUDÁVEIS

Vamos aproveitar esse blog para postar algumas receitas saudáveis que indicamos aos nossos leitores. Aproveitem para fazer no final de semana.

TORTINHAS DE PERA

Tortinha de pera com Aveia Quaker

INGREDIENTES
Para a massa:
½ xícara (chá) de Farinha de Aveia Quaker (40 g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (55 g)
½ xícara (chá) de margarina (100 g)
2 colheres (sopa) de iogurte sem soro (10 g)
2 colheres (sopa) de açúcar
raspas de casca de 1 laranja
1 ovo (clara e gema separada)

Para o recheio:
1 xícara (chá) de suco de laranja (200 ml)
2 colheres (sopa) de suco de limão (26 ml)
1 colher (sopa) de açúcar (12 g)
especiarias a gosto (anis estrelado, pau de canela, cravos-da-Índia, cardamomo, grãos de pimenta-da-Jamaica esmagados, etc.)
2 peras lavadas e cortadas em cubinhos (300 g)

Para finalizar: 1 colher (sopa) de geléia de laranja ou damasco aquecida (9 g)

PREPARO

Coloque em uma tigela a farinha de aveia, a farinha de trigo, a margarina, o iogurte, o açúcar, as raspas de laranja, a gema e amasse até obter uma massa homogênea. Embrulhe em papel-filme e leve à geladeira por 15 minutos. Divida a massa em 17 bolinhas e abra-as diretamente em forminhas pequenas (4 cm de diâmetro). Pincele as tortinhas com a clara levemente batida e asse em forno preaquecido médio (180°C) por cerca de 15 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio: leve ao fogo o suco de laranja, o suco de limão, o açúcar, as especiarias e os cubinhos de pêra, cozinhando até que eles fiquem macios, mas sem desmanchar. Escorra o excesso de líquido e deixe esfriar.
Montagem:

Distribua o recheio já frio sobre a massas assadas, pincele a geléia em cada tortinha e sirva em seguida - se preferir, decore cada unidade com pedacinhos de folha de capim-santo ou raspas de limão.

TEMPO DE PREPARO:  40 minutos
RENDIMENTO: 17 tortinhas

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Valor calórico - 30kcal
Fibras - 1,00 g
Colesterol - 0 mg
Gostou? Então, não esqueçam de nos convidar para a degustação!
Comece pela massa:

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Saúde e indústria assinam acordo para reduzir teor de sódio em alimentos

Medidas prevêem diminuição gradual de sódio em 16 categorias de produtos, incluindo pães e massas

Na data de comemoração do Dia Mundial da Saúde, o governo federal reforça ações para a promoção de hábitos de vida saudáveis. O termo de compromisso – assinado nesta quinta-feira (7) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelas associações que representam os produtores de alimentos processados – estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), que está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres. “Este acordo com a indústria alimentícia representa um passo fundamental para que seja atingida a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020”, diz o ministro Padilha.

O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, a quantidade fica limitada a 1.920,7 miligramas (ou 1,9 grama), até 2012. Isso representa uma diminuição anual de 30%.

Nos pães de forma, o acordo prevê redução do teor máximo de sódio para 645 miligramas, até 2012, e para 522 miligramas, até 2014; enquanto que, nas bisnaginhas, o limite será de 531 e 430 miligramas, nas mesmas datas. Essas metas estabelecidas correspondem a uma redução de 10% ao ano.

Está previsto, também, o estabelecimento de metas, ainda em julho deste ano, para o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, os salgadinhos de milho e as batatas fritas. Até o fim de 2011, será a vez dos biscoitos (cream cracker, recheados e maisena), embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, empanados, lingüiça, salame e mortadela), caldos e temperos, margarinas vegetais, maioneses, derivados de cereais, laticínios (bebidas lácteas, queijos e requeijão) e refeições prontas (pizza, lasanha, papa infantil salgada e sopas).

Segundo dados da Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) 2002/03, o consumo individual de sal, apenas nos domicílios brasileiros, foi de 9,6 gramas diários, o que representa quase o do dobro do recomendado pela OMS.

Fonte: Ministério da Saúde

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Folha de São Paulo: Em São Paulo, cozinhas de restaurantes viram vitrines

"Tendência é construí-las totalmente expostas para que o cliente acompanhe bem de perto a produção e a elaboração dos pratos". Assim começa a reportagem da Folha de São Paulo de 04/04.
Alguns restaurantes mais sofisticados em São Paulo já trabalham com essa proposta e outros estudam a possibilidade. Uma proposta que agrada muito ao cliente, quem é que não quer ver como são preparados os pratos, ou conferir a higiene do local, organização, ou mesmo acompanhar o bonito trabalho dos Chefs de cozinha na arte de montar os pratos?
Fonte: httpcriticozinha.wordpress.com

A cozinha-vitrine fica totalmente exposta ao cliente e é mais comum em pequenos restaurantes. Alguns restaurantes maiores tem a proposta de apresentar uma segunda cozinha para o cliente, já que a cozinha principal é muito grande, barulhenta apresentando um visual congestionado. Desta forma, constroem uma segunda cozinha aberta ou envidraçada, mas exposta para o cliente acompanhar o preparo de alguns pratos, como por exemplo as sobremesas.
Esse tipo de serviço é muito comum nos restaurantes japoneses onde o Sushiman prepara os pratos na frente do cliente, este é um diferencial que atrai muito a clientela. 
Mas para abrir uma cozinha vitrine precisa-se de um espaço estruturado, uma equipe competente e de treinamento constantemente, afinal, o trabalho estará totalmente exposto. Para nós, consumidores, o importante é a transparência do serviço e a certeza de podermos acompanhar todo o processo de preparação do nosso prato e, então, avaliarmos se valerá a pena voltar ou não.
Guadalupe M. R. Sauda
Nutricionista - CRN 3.4911

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pessoas que sofrem com obesidade leve pode fazer cirurgia bariátrica

Durante o 2º Congresso de Intervenção para Terapia do Diabetes Tipo 2, nos Estados Unidos, a Federação Internacional de Diabete (IDF) divulgou documento recomendando a inclusão da cirurgia bariátrica entre as alternativas de tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade leve, ou seja, Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já recomenda intervenção cirúrgica para IMC acima de 35, mas irá analisar o posicionamento do IDF e pode rever a norma brasileira.
De acordo com o Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System), a recomendação se deve ao fato de que o IMC isoladamente é uma medida grosseira para avaliação do estado de saúde do paciente.
O médico deve realizar um estudo global das condições de cada indivíduo, pois o peso, por si só, não pode ser considerado como a principal indicação da necessidade de cirurgia bariátrica. A presença de doenças associadas ao sobrepeso precisa ser priorizada na decisão pelo melhor tratamento. “A sociedade médica brasileira também assume que já percebeu a necessidade de contemplar pacientes com IMC menores e com diabetes tipo 2 ao tratamento cirúrgico. Com esta medida e a presença cada vez mais marcante de técnicas cirúrgicas menos invasivas e mais seguras, como a gastrectomia vertical videolaparoscópica, inúmeros pacientes irão de beneficiar da possível aplicação desta nova medida em nosso país”, finaliza o médico.

 Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/ -02/04/2011
E você, o que acha dessa notícia? comente dê sua opinião.

Guadalupe M. R. Sauda
Profª Coordenadora de área

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dicas para montar uma horta com a Profª Leila Samadar

Cultivo de hortaliças em apartamentos

            Vivendo em apartamentos nas grandes cidades, o homem perdeu o contato com a terra, deixou de participar de todas as etapas que levam os alimentos até seu prato.
Quem gosta de cultivar a terra ou quer descobrir esse prazer, mesmo que não tenha um sítio ou um quintal como os de antigamente, pode desfrutar de uma pequena produção própria de hortaliças sempre fresquinhas e muito mais nutritivas.
Qualquer lugar que tenha luz do sol por pelo menos 4 horas diárias, pode ser utilizado para se colocar um recipiente, que pode ser um balde velho, um vaso de cerâmica, uma garrafa pet, ou caixas de madeira, onde pode-se cultivar as verduras e os legumes.
Quem provou sabe: qualquer alimento plantado com as próprias mãos tem um sabor especial!
Escolha do recipiente
Para o plantio, pode-se utilizar qualquer material resistente a umidade (exceto latas metálicas que enferrujam), como vasos de cerâmica, pneus cortados, jardineiras, etc.
Quanto à profundidade da peça vai depender do tipo de vegetal a ser plantado.

CÁLCULO DE PROFUNDIDADE
Raso: no mínimo 15 cm
Médio: no máximo 25 cm
Fundo: no mínimo 30 cm
Alface
Beterraba
Almeirão
Alho, Rabanete
Cebola
Cenoura, Tomate, Vagem
Coentro
Espinafre
Chuchu
Rúcula
Pepino
Couve-flor
Salsa
Nabo redondo
Pimentão

Drenagem e o tipo de solo
Todos os recipientes devem ter pequenos furos nos fundos e uma pequena camada de cascalho, pedra britada ou cacos de vasos de cerâmica ou “bolinhas” de argila expandida no fundo do vaso para o escoamento da água.
A terra utilizada pode ser a de jardim, misturada com terra vegetal ( terra preta), em partes iguais.
Escolha do local.
Deve ser colocado em local arejado e que tenha luz solar direta.
Regas

Regar quando notar que a terra começa a secar evite o excesso de água. Mantenha o solo sempre úmido.


Exemplos de recipientes:

Acompanhe outras dicas nas próximas semanas e bom plantio.

Profª e Bióloga Leila Samadar.

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.