sábado, 26 de fevereiro de 2011

DICAS DE ESTÁGIOS E EMPREGOS

A pedidos, estaremos abrindo espaço para as empresas deixarem aqui seus anúncios de vagas de emprego e estágios.
A empresa Padaria Rainha da Barra está passando por processos de mudanças e revitalização dos sistemas internos, por isso, está oferecendo vagas de emprego para nutricionista e estágio para alunos do curso Técnico em nutrição.
Os interessados deverão enviar  currículo para mlpconsultoria@hotmail.com, A/C  Maria Luiza Potenza.
Sempre que pudermos colaborar para colocar nossos profissionais na área de trabalho, teremos um grande prazer em fazê-lo.
Então, fiquem atentos e boa sorte!
Guadalupe M. Rubido Sauda

Sobre nós.... professoras do Escolástica

Somos uma equipe com pessoas tão diferentes e que se encontram exatamente por serem diferentes. Nossas diferenças existem por que cada uma de nós segue a sua vocação e procura escolher o caminho que melhor se adapta à sua história de vida, à sua experiência. Aos queridos alunos é preciso esclarecer que a nutrição é uma ciência que cresce à cada dia e que nós professores temos nossas especialidades , o que é muito bom, pois somos melhores em um determinado assunto, em um ramo desta ciência maravilhosa. Uma vez uma colega de trabalho me disse: Estude cada vez mais e se especialize naquilo que gosta mais!!! Foi o que eu fiz e como eu,  tantas de nós. Aos nossos estudantes  desejo também que sigam em frente... com certeza terão as suas preferências... o que é absolutamente normal. Só não é normal a estagnação, a acomodação. O estudo será sempre o nosso maior tesouro... já dizia o meu avô. 

Beijos

Marisa Szabo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

15 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DE MÂOS

         As Nações Unidas celebraram, neste dia, o Dia Mundial Da Lavagem de Mãos. A data pretende chamar a atenção para a importância desse hábito para o combate às doenças, particularmente as fatais.
        De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, 250 mil crianças morrem todos os anos de diarréia, e, 3,5 milhões e meio perdem a vida, antes dos cinco anos de idade, devido a outras doenças que poderiam ser evitadas. A lavagem correta das mãos, utilizando o sabonete líquido, secagem com papel toalha não reciclável e a utilização de álcool-gel diluído à 70%, garantem esta ação correta, como está previsto na legislação (CVS18/2008 adaptada da CVS6/99).
A prática da lavagem apenas com a aplicação do álcool gel a 70% próprio para as mãos passou a ser usado ainda mais pela população após a pandemia da gripe A.
           O infectologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Renato Grinbaum, define: “as duas maneiras são eficazes, com uma exceção: quando a mãos está com sujeira ou gordura evidente, o álcool tem uma ação prejudicada. Nas outras situações, o álcool, comparado com o sabão, tem a mesma eficácia. Por exemplo: a pessoa, no metro ou no ônibus, encosta-se a algo contaminado e depois vai se alimentar. Se não há uma pia, esse pequeno dispensador com o álcool que ela leva consigo facilita muito o acesso à higienização das mãos e aumenta a freqüência da lavagem.” O Dia Mundial Da Lavagem de Mãos foi comemorado em 80 países.
           O correto seria mesmo, a lavagem completa como orienta a legislação, mas, estando-se em situação adversa onde não se encontram pias providas dos produtos básicos para a higienização completa das mãos, a solução paliativa pode ser a aplicação do álcool Gel.
           Texto adaptado pela Profª. Especialista em Qualidades de Alimentos Katia Antonia de Castro Dias sobre o texto de Monica Villela Grayley,  Rádio ONU, New York, DC
(Revista Higiene Alimentar – setembro/outubro 2010, vol. 24 – n° 188/1890)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que aconteceu no Escolástica Rosa?

    Hoje queremos agradecer a participação dos nossos ex alunos Iracema de Paula , Marcionília Menezes, Olan Silva de Souza, Patrícia Lima , Simone Bitencurt e Vitória Rodrigues que, generosamente, participaram de uma semana de depoimentos sobre atuação do Técnico em Nutrição e Dietética. Todos falaram sobre suas experiencias, conquistas,  desafios e dificuldades que enfrentam ou enfrentaram na área, mas também puderam demonstrar a satisfação de estarem exercendo a profissão.
 Foi com muito prazer que recebemos esses profissionais e todos expressaram um grande carinho ao aceitarem o convite.  
   É muito importante para nós sabermos onde nossos alunos estão trabalhando e o que estão fazendo; por isso, se vc está trabalhando na área, nós queremos saber. Aproveite esse blog e deixe aqui um registro de sua conquista e sua atuação.
Um grande abraço.
Profª Guadalupe M. Rubido Sauda
Coordenadora de área
 

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sorvetes podem prejudicar a saúde???

A revista Higiene Alimentar de dez/2010 publicou um estudo científico  muito interessante feito na cidade de Teixeira de Freitas na Bahia. Trata-se de uma avaliação microbiológica da água onde ficam imersos os boleadores de sorvete utilizados em sorveterias self service. Sem dúvida este estudo é de extrema relevância, uma vez que moramos em uma cidade praiana cujo verão atinge altas temperaturas e onde o consumo de sorvete nesta época também aumenta. Importante salientar que a concha que pega o sorvete carrega consigo os nutrientes e encontra a água e o vai e vem é contínuo tornando o ambiente propício para o desenvolvimento de microorganismos. Desse modo é fácil imaginar o resultado deste estudo: das 12 amostras coletadas em diferentes sorveterias, 11 estavam contaminadas com coliformes fecais (91,7%).  A água de imersão das conchas segundo a ANVISA  encontrava-se fora do padrão estabelecido sugerindo a falta de higiene e a inconstância da troca de água.  O que fazer então? Com certeza a presença do nutricionista e/ ou técnico de nutrição garantiria o cumprimento das boas práticas e conseqüentemente  a saúde dos consumidores dessa deliciosa iguaria. É mais um campo de atuação que pode se abrir!!
Profª Marisa Szabo
Nutricionista

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Divulgando eventos

Oficina de Salgados e Afins
A Oficina de Salgados & Afins, integrante do Projeto APAE CIDADÃ: desenvolvendo potencialidades, fortalecendo vínculos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social,
oferece vagas, para jovens e adultos com deficiência, no curso gratuito de culinária com possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
O curso é minitrado pela  Prof.ª Kátia Antonia docente do Curso Técnico em Nutrição da ETEC Dª Escolástico Rosa

CONTATOS:  Rita – Assistente Social Casa Amarela / Tel (13) 3326-3845



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Você sabe quais as áreas de atuação do Técnico em nutrição?

 Muitos alunos ao iniciarem o Curso Técnico em Nutirção não tem noção das várias áreas de atuação da profissão que acabam de escolher. Por isso, essa semana convidamos ex-alunos, hoje  Técnicos em nutrição, atuando em diversas áreas na região, para participarem de palestras abordando algumas áreas de atuação do técnico. Afinal, foram nosso alunos e eles nem imaginam como, nós professores, ficamos orgulhosos das suas conquistas.
Mas, para quem não pode participar da atividade, deixo aqui as áreas de atuação do TND segundo a Resolução CFN Nº 321/2003 :


I. Atividades em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) que prestem atendimento a populações sadias, tais como restaurantes industriais e comercias, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas e supermercados
II. Atividades em Unidade de Nutrição e Dietética (UND) de empresas e instituições que prestem assistência à saúde de populações portadoras de patologias, tais como hospitais, clínicas, asilos e similares
III. Atividades em Ações e Saúde Coletiva, tais como Programas Institucionais, Unidades Básicas de Saúde e similares.
(fonte: www.crn3.org.br) 
Agora que você já conhece as áreas se atuação do Técnico em Nutrição, que tal participar da nossa enquete da semana?
abraços!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

É com grande prazer que inauguramos o Blog da Nutrição - Escolástica Rosa. Nessa era tão digital, não poderíamos deixar de oferecer aos nossos alunos, professores, técnicos e outros profissionais, uma das ferramentas de comunicação mais utilizada nos dias de hoje. Queremos aqui postar informações sobre o curso, eventos e tudo aquilo que estiver relacionado a nutrição e Escolástica Rosa.
Então, seja bem vindo, esperamos contar sempre com a sua participação.
Um grande abraço.
Guadalupe Martins Rubido Sauda
CRN -34911
Coordenação de área - Nutrição

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

É o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.